Projeto de leitura contos literários
Leitura na literatura.
Povoado
Calumbi – Presidente Dutra – MA - 2015
Apresentação:
Visando aperfeiçoamento e valorização do educando mediante as diversas formas de linguagens artística, literária e histórica, partindo da compreensão do seu papel enquanto sujeito sócio-histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, e tornando pela prática um hábito e com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Visando aperfeiçoamento e valorização do educando mediante as diversas formas de linguagens artística, literária e histórica, partindo da compreensão do seu papel enquanto sujeito sócio-histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, e tornando pela prática um hábito e com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Justificativa:
Os contos literários estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de ler tais contos, contá-los e ouvi-los tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Os contos literários estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de ler tais contos, contá-los e ouvi-los tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por
isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias infantis
sejam aqueles contos clássicos da literatura nacional e internacional bem como
as fábulas que estão presentes na nossa cultura podendo também ser ampliado o seu repertório. Isso só é possível por meio
do contato regular dos alunos
com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura.
Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática
– e a escola, o principal espaço para isso.
Esse
projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao
outro o que leu.
Assim,
o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para
que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das
atividades de escola.
Público-alvo:
Alunos do ensino fundamental, séries iniciais 1º ao 5º e 6º ao 9º ano.
Alunos do ensino fundamental, séries iniciais 1º ao 5º e 6º ao 9º ano.
Objetivos:
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
•
Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e
revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens,
relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e
opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para
selecionar o que vão ler.
•
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que
envolvem a leitura de estórias.
•
Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
•
Participação em situação de conto e leitura de estórias.
•
Escuta atenta e interessada de estórias.
•
Observação e manuseio de livros.
•
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente,
perante aos colegas de sala.
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